POLITIZAR na Câmara Municipal de Goiânia 2020

Atualizado em 21/02/20 11:34.
Politizar Gyn 2019
Politizar Goiânia
No primeiro semestre de 2019 fechamos uma parceria com a Câmara Municipal de Goiânia.  A primeira edição foi realizada no segundo semestre de 2019 e agora, no primeiro semestre de 2020 teremos a segunda edição para alunos do Ensino Médio neste ano!

Nele, 35 estudantes do ensino médio terão a oportunidade de atuar, em simulação, como vereadores do Parlamento Goiano, aproximando-se da prática política e tornando-se protagonistas responsáveis pelo presente e futuro da sociedade na qual eles estão inseridos.Em simulação, os jovens vereadores irão propor projetos de lei voltados à cidade de Goiânia, discutí-los em Parlamento, defender sua aprovação em tribuna, além de participarem de audiências públicas. Vale lembrar que existe a possibilidade dos participantes contribuírem para a sociedade caso tenham algum projeto adotado pelos vereadores da Casa e, caso aprovado, colocado em prática.

Projeto Politizar Goiânia abre espaço para jovens na política local

Iniciativa da UFG une estudantes do ensino médio e o Parlamento Municipal Goianiense

A 2ª edição do Projeto Politizar Goiânia já está com inscrições abertas e vão até o dia 13 de março. Nos dias 23 e 24 de abril, ocorre o treinamento dos selecionados, nas dependências da UFG e da Câmara Municipal, que terão, além de palestras com referências da área política, workshops e verdadeiras aulas com alguns dos próprios vereadores que compõem o Parlamento Goianiense. É em maio, durante o período dos dias 20 a 22, que a etapa mais esperada do projeto tem sua vez: a simulação.

Iniciativa da Universidade Federal de Goiás, o Politizar trata-se de um projeto de extensão da UFG, em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia. Nele, 35 estudantes do ensino médio terão a oportunidade de atuar, na simulação, como vereadores da Casa Legislativa Municipal, aproximando-se da prática política e tornando-se protagonistas responsáveis pelo presente e futuro da sociedade na qual eles estão inseridos.

Nesta edição, poderão se inscrever somente alunos matriculados nas escolas selecionadas. O critério para seleção das escolas foi a quantidade de matrículas por instituto e também a disposição regional dentro do município de Goiânia. No total, foram 12 escolas escolhidas para participar do Projeto:

• Colégio Estadual do Setor Palmito;
  • Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho;
  • Colégio Estadual Jardim Vila Boa;
  • Colégio Estadual Amália Hermano Teixeira;
  • Colégio Estadual Tancredo De Almeida Neves;
  • Colégio Estadual Murilo Braga;
  • Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo;
  • COPE Ensino Médio;
  • Colégio Gonçalves Ledo;
  • Colégio Fractal - Unidade Jardim Planalto;
  • Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia;
  • CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação.

Como uma iniciativa inclusiva e plural, o Politizar Goiânia também usa como referência para critério de disposição das 35 vagas do Parlamento, dados do IBGE relacionados à etnia e gênero. Dessa forma, a simulação ganha maior legitimidade, ao ser especialmente representativa.

Na simulação, os jovens vereadores irão tomar posse, compor comissões temáticas, propor projetos de lei voltados à cidade de Goiânia, discutí-los em Parlamento, defender sua aprovação em tribuna, além de participar de audiências públicas. Vale lembrar que existe a possibilidade dos participantes contribuírem para a sociedade caso tenham algum projeto adotado pelos vereadores da Casa e, se aprovado, colocado em prática.

Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário online disponibilizado nas redes sociais do projeto. Após a inscrição, a comissão organizadora do projeto irá aplicar um concurso de redação nas dependências das escolas participantes. Os alunos deverão elaborar uma dissertação argumentativa na qual discorram sobre a temática acerca de como melhorar a cidade de Goiânia.

O Projeto Politizar Goiânia foi inspirado no convênio entre UFG e Assembleia Legislativa de Goiás, o Politizar UFG Alego, que em sua 4ª edição, teve um número recorde de inscritos, com mais de 500 interessados em participar. Diferentemente da versão da Câmara, o Politizar da Alego conta com 41 deputados, 41 assessores parlamentares e 6 jornalistas políticos, somando um total de 88 simulandos, todos com ensino superior completo.

Inscrições: 21 de fevereiro a 13 de março - Link http://bit.ly/PolitizarGyn2020

Treinamento: 23 e 24 de abril

Simulação: 20 a 22 de maio

Endereço:

Centro de Cultura e Eventos Ricardo Bufaiçal -  Av. Esperança, Vila Itatiaia

Câmara Municipal de Goiânia - Avenida Goiás, nº 2001, Setor Central

Para mais informações, acesse:
Para informações sobre o Politizar na ALEGO Acesse: https://politizar.al.go.leg.br
Abaixo estão os documentos do Politizar Goiânia (Gyn)
Related Files Size Archive Fingerprint
Orientações ao Professor 6250 Kb 1321816b950664da58d9410f5214a4d5
Por favor, leiam com atenção às novas regras do edital de 2020 249 Kb 9ea6d0a70038c4166c8c0c7507ffde44