POLITIZAR 2019

Atualizado em 19/09/19 19:46.
Politizar Gyn 2019
Politizar Goiânia
No primeiro semestre de 2019 fechamos uma parceria com a Câmara Municipal de Goiânia e vamos fazer um novo formato para alunos do Ensino Médio neste ano!

Nele, 35 estudantes do ensino médio terão a oportunidade de atuar, em simulação, como vereadores do Parlamento Goiano, aproximando-se da prática política e tornando-se protagonistas responsáveis pelo presente e futuro da sociedade na qual eles estão inseridos.Em simulação, os jovens vereadores irão propor projetos de lei voltados à cidade de Goiânia, discutí-los em Parlamento, defender sua aprovação em tribuna, além de participarem de audiências públicas. Vale lembrar que existe a possibilidade dos participantes contribuírem para a sociedade caso tenham algum projeto adotado pelos vereadores da Casa e, caso aprovado, colocado em prática.

Projeto Politizar Goiânia abre espaço para jovens na política local

Iniciativa da UFG une estudantes do ensino médio e o Parlamento Municipal Goianiense

A 1ª edição do Projeto Politizar Goiânia já está com data marcada na agenda da cidade. As inscrições das escolas participantes têm início a partir de 16 de setembro e vão até o dia 22 do mesmo mês. Nos dias 12 e 13 de novembro, ocorre o treinamento dos selecionados, nas dependências da UFG e da Câmara Municipal, que terão, além de palestras com referências da área política, workshops e verdadeiras aulas com alguns dos próprios vereadores que compõem o Parlamento Goianiense. É em dezembro, durante o período dos dias 4 a 7, que a etapa mais esperada do projeto tem sua vez: a simulação.

Iniciativa da Universidade Federal de Goiás, o Politizar trata-se de um projeto de extensão da UFG, em parceria com a Câmara Municipal de Goiânia. Nele, 35 estudantes do ensino médio terão a oportunidade de atuar, na simulação, como vereadores da Casa Legislativa Municipal, aproximando-se da prática política e tornando-se protagonistas responsáveis pelo presente e futuro da sociedade na qual eles estão inseridos.

Nesta edição, poderão se inscrever somente alunos matriculados nas escolas selecionadas. O critério para seleção das escolas foi a quantidade de matrículas por instituto e também a disposição regional dentro do município de Goiânia. No total, foram 11 escolas escolhidas para participar do Projeto: Instituto Federal de Goiânia, Sesi Campinas, Colégio Estadual José Lobo, Fractal (Jardim Planalto), Amália Hermano Teixeira, Colégio Pré-Universitário, Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo, Jardim Vila Boa, CEPAE, Colégio Estadual Da Polícia Militar De Goiás - Unidade Hugo De Carvalho Ramos e COPE Ensino Médio.

Como uma iniciativa inclusiva e plural, o Politizar Goiânia também usa como referência para critério de disposição das 35 vagas do Parlamento, dados do IBGE relacionados à etnia e gênero. Dessa forma, a simulação ganha maior legitimidade, ao ser especialmente representativa.

Na simulação, os jovens vereadores irão tomar posse, compor comissões temáticas, propor projetos de lei voltados à cidade de Goiânia, discutí-los em Parlamento, defender sua aprovação em tribuna, além de participar de audiências públicas. Vale lembrar que existe a possibilidade dos participantes contribuírem para a sociedade caso tenham algum projeto adotado pelos vereadores da Casa e, se aprovado, colocado em prática.

Para se inscrever, o interessado deve preencher um formulário online disponibilizado nas redes sociais do projeto. Após a inscrição, a comissão organizadora do projeto irá aplicar um concurso de redação nas dependências das escolas participantes. Os alunos deverão elaborar uma dissertação argumentativa na qual discorram sobre a temática acerca de como melhorar a cidade de Goiânia.

O Projeto Politizar Goiânia foi inspirado no convênio entre UFG e Assembleia Legislativa de Goiás, o Politizar UFG Alego, que em sua 4ª edição, teve um número recorde de inscritos, com mais de 500 interessados em participar. Diferentemente da versão da Câmara, o Politizar da Alego conta com 41 deputados, 41 assessores parlamentares e 6 jornalistas políticos, somando um total de 88 simulandos, todos com ensino superior completo.

Inscrições: 16 a 22 de setembro - Link http://bit.ly/PolitizarGyn

Treinamento: 12 e 13 de novembro

Simulação: 4 a 7 de dezembro

Endereço:

Centro de Cultura e Eventos Ricardo Bufaiçal -  Av. Esperança, Vila Itatiaia

Câmara Municipal de Goiânia - Avenida Goiás, nº 2001, Setor Central

Para mais informações, acesse:
Abaixo estão os documentos da 1a edição do Politizar Goiânia (Gyn)
Related Files Size Archive Fingerprint
Edital Politizar Gyn 5300 Kb 72e71b720c3041eeca1e03acf96da481